top of page

OBEDIÊNCIA: O Sexto Canteiro do Jardim do Amor

Foto do escritor: Redação do Projeto LuzRedação do Projeto Luz

Atualizado: 20 de mai. de 2019



Obedientes às palavras do Evangelho segundo Jesus Cristo, vamos construindo o nosso JARDIM DO AMOR, isto é, vamos organizando os canteiros que elegemos para representar a importância do Amor Divino.

Os Nove Canteiros do Jardim do Amor estão sendo cultivados com base na importância do Perdão, da Gratidão, da Fidelidade, da Compaixão, da Misericórdia, e, hoje vamos semear a necessidade da OBEDIÊNCIA.

Obediência significa viver a plenitude do amor... Porque se contrapõe à ideia de submissão em prol da humildade. Obedecer às Leis Divinas, isto é, obedecer no sentido de RESPEITAR as regras da boa convivência.

Regras que em algumas situações são explícitas, e, em outras são silenciosas e subliminares.

As explícitas se resumem nos Dez Mandamentos da Lei de Deus!

As silenciosas são aquelas que permeiam os nossos pensamentos, as nossas palavras e ações cotidianas, e, por isso, viabilizam ou não a verdadeira obediência.

Daí que, se nos dedicarmos à prática da Lei de Amor: Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a nós mesmos/as, já implica em obedecermos ao que Deus nos pede nos Dez Mandamentos.

Pois bem, a obediência constitui o exercício da fidelidade: Fidelidade à Deus!

Quando procuramos obedecer, nos inserimos em práticas da verdade, isto é, na obediência da lei de amor.

É nesse sentido que semearemos a obediência. Uma obediência que eleva, porque não subjuga. Mas, que nos submete às provações com resignação, porque suporta, e, acima de tudo, transforma.

E para representar a obediência emancipadora, cultivaremos Girassol, pois o mesmo, seguindo a luz do sol transborda beleza, provoca reflexões e instiga a nossa atenção.

Gostaria que todos/as refletissem comigo, a partir da ideia de seguir o sol como o girassol, que em nosso propósito é seguir a Luz Divina.

Vamos refletir, de modo, que possamos compreender a importância e a necessidade da construção do canteiro da obediência, e, que essa construção exige a prática consciente dos ensinamentos Divinos. 

Sim! Precisamos exercitar uma obediência consciente, com vistas à romper com a fé cega.

E para que possamos nos curar da cegueira que provoca uma obediência alienada, precisamos conhecer o verdadeiro sentido dos Mandamentos da Lei de Deus, que se manifestam na LEI de AMOR.

Então, mãos à obra!

Vamos concretizar o nosso desejo de obedecer aos ensinamentos Divinos. 

Vamos concretiza-lo no Canteiro da Obediência: O Sexto Canteiro do Jardim do Amor.

Bem, retomando a ideia de obediência consciente, gostaria de destacar que curar a cegueira significa compreendermos o sentido da obediência. 

Esse é o nosso propósito. Eu só devo obedecer à verdade. E Jesus Cristo é a Verdade e a Vida! Então, devemos obedecê-lo.

No entanto, obedecê-lo exige um estudo profundo dos seus pensamentos, das suas palavras e das suas ações.

Devemos tomá-lo como exemplo... Mas precisamos também, nos dedicarmos ao aprofundamento do motivo da importância da obediência: Por que devemos obedecer a determinados ensinos, ordens e leis do nosso cotidiano?

Quando compreendo, não me subjugo, porque passo a obedecer algo com consciência crítica. Precisamos obedecer com inteligência, isto é, com criticidade.

A criticidade no plano espiritual é de suma importância. Não podemos acreditar em qualquer determinação, mas submeter as ordens que nos chegam de algum modo, à conformidade com os ensinamentos divinos.

Existe um ditado popular, que fala que mais vale um bom exemplo, do que mil palavras. Essas palavras chamam a nossa atenção, para os cuidados que devemos ter com o que nos pedem, seja no plano espiritual ou no plano terreno.

É pelo exemplo refletido nas ações de quem orienta e/ou determina, que precisamos avaliar o risco da obediência cega.

Então em nosso canteiro, semearemos a obediência construtiva, amorosa, caridosa, afetiva, rigorosa, dentre outras que se explicitam nos Dez Mandamentos da Lei de Deus.

Submeter-nos aos referidos mandamentos, exige de nós uma análise crítica de tudo que nos é imposto, mas sempre com o cuidado de retirar as ervas daninhas, isto é, o egoísmo, o orgulho, a prepotência, a intransigência, dentre outras, que trabalham em prol da nossa cegueira espiritual: cegueira em relação à Lei de Amor.

Como podemos ver, as referidas ervas danificam a obediência consciente, humilde e solidária. Impedem o exercício da obediência que nos impulsionam para a prática do bem.

A obediência cega, assim como a fé cega, nos impossibilita de romper com o orgulho e o egoísmo, porque subjuga o/a outro/a, e, na mesma proporção se coloca acima de todos e todas.

A obediência cega, não dialoga com os Mandamentos da Lei de Deus, porque não reconhece Deus, como o nosso Mestre MAIOR, devido ao orgulho e a prepotência. Ambas ervas, que corroem o bom senso.

E por isso, não se curva aos seus ensinamentos, não reconhece a sua divindade, ou seja, não considera que Deus é o nosso PAI todo poderoso: poderoso em amor, misericórdia, bondade e tantas outras ações e sentimentos que nos transformam.

Essa intransigência em se curvar aos ensinamentos Divinos, está impregnada pelo sentido de poder, que ora vivemos nesse plano terreno. 

Mas, se aprofundarmos sobre esse poder que aqui vivemos, encontraremos o verdadeiro sentido do poder de Deus. 

Sabe por quê?

Porque o Poder de Deus nos proporciona experiências emancipadoras.

Bem, como destacamos anteriormente, para que possamos ser obedientes com consciência crítica precisamos compreender o sentido de obedecer e os motivos pelos quais devemos obedecer a esse ou aquele ensinamento, essa ou aquela lei, enfim, esses ou aqueles desafios, que nos são submetidos diariamente.

Cultivar o canteiro da obediência significa plantar sementes de lutas por um mundo melhor, mas que seja uma luta consciente.

É nessa perspectiva que cultivaremos a obediência, sempre com o propósito de seguirmos a Luz Divina.

É com esse propósito, que vamos construindo o nosso Sexto Canteiro do Jardim do Amor: O Canteiro da Obediência!

Ana Maria Louzada

Por Inspiração Divina | Refletindo a Paz

Projeto Luz - Amor, Gratidão, Alegria e Paz



Acompanhe a construção dos Nove Canteiros do Jardim do Amor

Inscreva-se no Blog e receba publicações em primeira mão! Seja um membro do Blog! Compartilhe com seus amigos e suas amigas...

Realizamos Palestras. Saiba Mais!

Conheça o nosso Trabalho Clicando Aqui.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page