Refletir sobre a paz e proporcionar a paz são ações que promovem o bem-estar da humanidade. Um bem que precisa ser inspirado diariamente.
SÉRIE MEDITAÇÃO | Sintonia com Boas Energias
Inspirando a Paz e Expirando a Covardia
Vários acontecimentos que vivenciamos em nosso dia-a-dia muitas vezes nos deixam em estado de desânimo. E o mais sério é que nos esquecemos que são experiências que perpassam as nossas vidas com o propósito de nos instigar à caridade, à misericórdia, à resignação, à compaixão, etc.
Quando não estamos atentos(as) ao sentido de estarmos nesse mundo terreno, e, nos deparamos com experiências desafiadoras, geralmente desistimos, porque sofremos demasiadamente, e, assim nos revoltamos. Esquecemo-nos de refletir sobre as mesmas.
Sim! Refletir sobre as experiências vividas é muito importante. Sabe por quê? Porque ao refletirmos sobre as diferentes situações vivenciadas em nosso cotidiano, aprendemos a administrá-las.
Mas, para tanto, é importante que estejamos focados(as) no propósito de reflexão (meditação), mesmo que seja uma experiência impactante, isto é, uma experiência que nos causa dor (física e/ou emocional).
Você pode estar pensando, que quase todas as experiências terrenas são impactantes. Verdade! A vida terrena é um tempo espaço de experiências desafiadoras (provações, expiações e missões) que precisam ser cuidadosamente vivenciadas. O desafio está justamente em estabelecermos objetivos que nos impulsionam ao caminho do bem. Um caminho que nos leva à paz.
Vale destacar, que são os desafios que nos ajudam a encontrar o caminho do bem, e, quando estamos atentos(as) a cada momento vivido com o coração puro, refletimos a paz (como um raio de luz). Paz que emana de sublimes pensamentos, sábias palavras e generosas ações.
Isso significa que por maiores que sejam os desafios a serem enfrentados em nosso cotidiano, a paz precisa ser a nossa inspiração. Certo? A nossa meta deve ser a de promover a harmonia (paz interior e paz entre as pessoas).
A paz acalma, enobrece, qualifica as relações humanas. Por isso, é muito importante que a inspiremos diariamente.
Inspirar a paz, significa viver a plenitude do amor ao próximo, da caridade, da gratidão, da misericórdia, da compaixão, dentre outras inspirações que nos colocam cada vez mais próximos(as) de um mundo melhor.
Caso contrário é covardia. Sabe por quê? Porque a covardia ignora o outro, desconsidera o sofrimento, rejeita a vida, enfim, se envolve em práticas egoístas que emanam da soberba, do orgulho e da avareza.
É com base nessa reflexão, como parte da série meditação: sintonia com boas energias que faremos a meditação de hoje. O nosso objetivo por meio da respiração consciente é inspirar a paz e expirar a covardia.
Escolha um cantinho bem confortável. Você pode sentar ou deitar de modo que fique bem relaxado(a).
Respire profundamente e solte o ar bem devagar pelo nariz (se preferir pode soltar pela boca). Inspire lentamente enchendo o corpo inteiro, começando pelo abdome. É bom encher o corpo como se fosse uma bola de soprar (balão/bexiga).
Segure o ar por alguns segundos e solte-o devagarinho, com se estivesse esvaziando o balão.
Inspire pensando nas práticas que provem a paz, tão necessárias em nossas relações humanas e expire refletindo sobre o mal que faz a covardia.
Inspire a paz e expire a covardia.
Inspire a paz com vista a promover o verdadeiro amor e expire a covardia que nos assola diariamente. Aquela covardia que nos instiga a ignorar o sofrimento do próximo.
Inspire a paz que se ancora na caridade e expire a covardia que nos impulsiona ao egoísmo.
Inspire a paz que produz compaixão e expire a covardia que gera a discórdia.
Inspire a paz que promove a união e expire a covardia porque a mesma nos afasta do bem.
Nesse processo de meditação precisamos inspirar sentimentos que fortalecem o amor, que incentivem a caridade, que exercitam a compaixão e que proporcionam a união, de modo que possamos promover a paz.
Com esse propósito romperemos com as energias que instigam o sofrimento, o egoísmo e a discórdia.
Não se esqueça de que ao inspirar a paz e expirar a covardia podemos contribuir com a transformação desse mundo terreno.
Ana Maria Louzada
Por Inspiração Divina | Refletindo a Paz
Projeto Luz - Amor, Gratidão, Alegria e Paz
Comments