Hoje em nosso Quarto Canteiro do Jardim do Amor, semearemos a Compaixão.
Compaixão pelo próximo, isto é, por nossos irmãos e nossas irmãs.
E para que o nosso canteiro fique bem florido e alegre, plantaremos mudas e sementes de Amor Perfeito.
Sim, Amor Perfeito para simbolizar a importância do amor em nossas vidas, a necessidade de vivermos com o coração puro, de exercitarmos pensamentos caridosos, de enunciarmos palavras emancipadoras e de concretizarmos ações que transformam.
Sabe por quê?
Porque, no exercício de compreender a importância da COMPAIXÃO, precisamos vasculhar os nossos sentimentos, os nossos pensamentos, as nossas palavras e as nossas ações de cada dia.
Isso porque, o verdadeiro sentimento de compaixão requer sublimes pensamentos, sábias palavras e generosas ações.
A compaixão nos conduz a viver experiências de caridade, não uma caridade formal, mas uma doação amorosa, verdadeira e desinteressada.
Sim, é isso mesmo! Precisamos ter compaixão pelos abandonados, desumanizados, bem como, pelos endurecidos, revoltados e amargurados.
Isso significa que a nossa dedicação na construção do Canteiro da Compaixão precisa ser diária, paciente e com muita perseverança, do mesmo jeito que propomos a construção dos outros canteiros: Canteiro do Perdão, da Gratidão e da Fidelidade .
Sempre com os cuidados necessários em relação às ervas daninhas que podem aparecer com a intenção de danificar o nosso sentimento de compaixão.
É verdade! Muitas ervas danificadoras aparecem em nosso caminho tentando impregnar os nossos pensamentos, afetar as nossas palavras e corromper as nossas ações cotidianas.
São as ervas da soberba, do egoísmo, do individualismo, da preguiça, da prostração, da inveja, do rancor, dentre outras que dilaceram a nossa proposta de um mundo melhor, mais humanizado.
Mas com o cuidado que requer a nossa missão nesse mundo terreno, podemos um dia de cada vez, limpar o nosso canteiro e cuidar de cada muda de amor perfeito, com vistas à fortalecer o nosso sentimento de compaixão.
Sabemos que para cultivar um lindo jardim é fundamental disposição, metodologia e muita vontade. E na construção do jardim do amor, não é diferente, precisamos de força, coragem, fé, perseverança, humildade e muita disposição e vontade.
Todos os sentimentos, pensamentos, palavras e ações que propomos inserir em nosso Canteiro da Compaixão, como: a caridade, a alegria, a paciência, a humildade, a coragem, o amor, etc., precisam ser concretizados em nossa vida, isto é, precisam ser cultivados com a nossa família, com os nossos amigos e vizinhos, com os nossos parceiros de trabalho, enfim, com todas as pessoas que fazem parte da nossa vida.
Por isso, quando percebermos que o nosso sentimento de compaixão está enfraquecido, precisamos revitalizá-lo, de modo que possamos romper com tudo que prejudica a germinação das boas sementes.
Cada semente plantada, cada muda cultivada de amor perfeito em nosso Canteiro da Compaixão, representa uma pessoa que queremos bem, isto é, representa alguém que precisamos interagir por meio de orações, de uma palavra de conforto, de uma atitude caridosa, sempre em prol da nossa emancipação espiritual.
Por isso, enquanto cultivamos o nosso canteiro podemos desejar boas energias às pessoas pelas quais temos compaixão. Tudo por meio dos pensamentos, de modo que possamos manter uma sintonia de amor, de alegria, de carinho e de respeito.
Quando temos compaixão, temos empatia. Conseguimos nos colocar no lugar das pessoas. Sentimos um enorme desejo de ajudar e um profundo sentimento de amor. Um sentimento que nos move para a prática do bem. Um verdadeiro amor: amor perfeito.
Daí a importância de cuidarmos dos nossos pensamentos, pois os sublimes pensamentos conduzem às sábias palavras e generosas ações.
É verdade! Cuidar dos pensamentos é cuidar das palavras a serem ditas. Quando cuidamos do que pensamos proferimos palavras do bem.
Isso significa que devemos romper com o mau hábito de fazer fofocas e de julgar as pessoas. Esses hábitos ruins, fortalecem as ervas que danificam o nosso bem falar, isto é, as palavras bem ditas - "benditas".
Conforme destacamos anteriormente, as palavras do bem nos proporcionam viver generosas ações.
Então, vamos agir em prol dos bons sentimentos, de fazer o bem sem interesse. Fazer o bem, porque nos colocamos no lugar das pessoas e sentimos um desejo imenso de vê-las felizes.
No Canteiro da Compaixão precisamos agir como verdadeira pessoa do bem.
“O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e caridade, na sua maior pureza. Se interroga a sua consciência sobre os próprios atos, pergunta se não violou essa lei, se não cometeu o mal, se fez todo o bem que podia, se não deixou escapar voluntariamente uma ocasião de ser útil, se ninguém tem do que se queixar dele, enfim, se fez aos outros aquilo que queria que os outros fizessem por ele” [1].
Como podemos perceber, esse é um momento oportuno de cultivarmos a compaixão, e, se possível garantir em nossa agenda diária, um horário para a realização do cultivo desse canteiro, tanto no plano das preces como nas ações vivenciadas em cada dia.
Precisamos começar hoje. Não podemos deixar pra depois!
Ana Maria Louzada
Por Inspiração Divina | Refletindo a Paz
Projeto Luz - Amor, Gratidão, Alegria e Paz
Tags: #refletindoapaz9 #refletindoapaz #projetoluz9 #projetoluz #inspiraçãodivina #sintoniacomboaenergia #Amor #Gratidão #Alegria #Paz #reconciliação #sublimespensamentos #sábiaspalavras #generosasações #amoradeus #osnovecanteirosdojardimdoamor #cultivandooamor #sóoamorsalva #oamorsalva
Acompanhe a construção dos Nove Canteiros do Jardim do Amor
Inscreva-se no Blog e receba publicações em primeira mão!
Seja um membro do Blog!
Compartilhe com seus amigos e suas amigas...
[1]ESE, Sede Perfeito, Cap. XVII, p.335
Comments