top of page
Foto do escritorRedação do Projeto Luz

Carinho é um ato de caridade que precisa ser cultivado diariamente.

Atualizado: 20 de mai. de 2019

Carinho e Caridade são práticas de amor ao próximo

Foto Reprodução | Carinho é um Ato de Caridade

SÉRIE MEDITAÇÃO | Sintonia com Boas Energias

Inspirando o Carinho e Expirando o Abandono


Carinho é um ato de caridade que precisa ser cultivado diariamente. Não é mesmo?


No entanto, nos deparamos com práticas de abandono tanto do ponto de vista físico como espiritual.


Esbarramo-nos nas ruas com pessoas abandonadas, mendigando o pão de cada dia. Esbarramo-nos também com pessoas muito próximas de nós, que se sentem excluídas, porque as ignoramos.


Abandono em seu sentido pleno significa viver na invisibilidade, mesmo quando estamos no meio da multidão.

Você já ouviu alguém dizer que vive numa multidão, e, ainda assim, se sente sozinho?


Verdade! Muitas pessoas se sentem solitárias. Se sentem abandonadas, mesmo estando numa família grande; num trabalho onde têm muitos funcionários; numa comunidade bem povoada com vários vizinhos, etc.


Contrária a ideia de abandono, o carinho pressupõe compaixão, misericórdia e amor por todos que nos cercam, independente se são do nosso convívio diário ou não, mas principalmente as pessoas com as quais convivemos em nosso cotidiano.

Fato é que o abandono requer carinho (compaixão e amor). Precisamos renovar o nosso modo de interagir com as pessoas, rompendo com o sentimento de abandono (quem vive abandonado) e com a prática da exclusão (quem costuma abandonar).


Quando estamos nos sentindo abandonados devemos olhar ao nosso redor e veremos que a humanidade está precisando de carinho. Então, que tal irmos ao encontro do outro e ajudá-lo?

Acolher o outro redimensiona o nosso abandono. Ser carinhoso com o próximo reconstrói o nosso caminhar.


É pensando na importância de oferecer carinho que hoje daremos continuidade à série meditação: sintonia com boas energias, de modo que por meio da respiração consciente possamos ajudar o próximo a se reencontrar com o seu ser.


Escolha um cantinho bem confortável. Você pode sentar ou deitar de modo que fique bem relaxado(a).

Respire profundamente e solte o ar bem devagar sempre pelo nariz. Quando você inspirar (lentamente) encha o corpo inteiro, começando pelo abdome de ar, como quem enche uma bola de soprar (balão/bexiga).


Segure o ar por alguns segundos e solte-o devagarinho, com se estivesse esvaziando o balão.


Agora inspire pensando na importância do carinho que precisa oferecer às pessoas e expire refletindo sobre o que deseja romper em sua vida.

  • Inspire Amor e expire orgulho.

  • Inspire Gratidão e expire vaidade.

  • Inspire Alegria e expire a inveja.

  • Inspire Paz e expire o egoísmo.

  • Inspire carinho e expire abandono.

É importante inspirar sentimentos que promovem o amor, a gratidão, a alegria e a paz, quando desejamos romper com a prática da exclusão e com o sentimento de abandono.


Assim, podemos romper com as energias que se originam do orgulho, da vaidade, da inveja e do do egoísmo. Energias que impedem a nossa transformação espiritual.


A prática do carinho é muito simples e grandiosa. Um sorriso é um gesto de carinho. Um bom-dia é uma palavra que acolhe. Um obrigado é um ato de gratidão. Tanto pra quem fala (age) como pra quem recebe.

Ana Maria Louzada

Por Inspiração Divina | Refletindo a Paz

Projeto Luz - Amor, Gratidão, Alegria e Paz



10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page